PMT analisará demandas dos estabelecimentos de saúde

Durante reunião com o prefeito de Teresina Firmino Filho nesta quarta-feira (15), a diretoria do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Piauí (Sindhospi) apresentou três reinvindicações. A primeira foi com relação ao lixo hospitalar municipal e os elevados custos de serviços pagos para a coleta e tratamento de resíduos de saúde.  O diretor do Sindhospi, Sylvio Colonna, sugeriu que o gestor municipal promova um estudo para solucionar essa questão.

“Propomos um estudo sobre o tratamento do lixo hospitalar, porque está muito caro tanto para os hospitais públicos como para os privados. Esse estudo poderá verificar e comparar os valores empregados em outros estados”, disse. Firmino Filho afirmou que a análise não é só de interesse do Sindhospi, mas também da Prefeitura. “O assunto já estava em pauta, mas será retomado”, garantiu o prefeito.

A segunda pauta da reunião foi referente ao projeto de lei aprovado na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito que trata sobre a obrigatoriedade de sanitização das clínicas e hospitais e todos os centros médicos de Teresina. De acordo com a diretora do Sindhospi, Raquel Vilar, a lei é absurda. “Todos os estabelecimentos seguem rigidamente as leis federais de limpeza e de higiene para a segurança do paciente e dos trabalhadores. Mas ela se torna obsoleta e tem um custo absurdo. Pois ela apenas obriga os hospitais privados a cumprirem tal determinação”, afirmou, defendendo a suspensão da lei.

Diante do pedido da diretora, o prefeito concordou e pediu que o Sindhospi formulasse um ofício técnico, onde solicitaria a interrupção da lei. Em seguida, o assessor jurídico do Sindicato, Thiago Brandim, pontuou que irá elaborar o ofício e protocolar na Fundação Municipal de Saúde. Enquanto o vereador Aluísio Sampaio, que também esteve na reunião, avalizou que irá acompanhar o processo e ajudar na suspensão dessa lei o quanto antes.

Ao final da reunião, Raquel Vilar acrescentou que a situação dos estabelecimentos de saúde com Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT) está insustentável e que os valores estão bastante defasados. “Pedimos ao prefeito para abrir um processo de reorganização do IMPT para as próximas gestões com o intuito de melhorar o atendimento aos beneficiários do plano”, pontuou.

“A Prefeitura estará à disposição e em parceria com os hospitais, clínicas e laboratórios do município com o objetivo de melhorar os serviços de saúde da cidade. Pois essas demandas são importantes para a Prefeitura. E sabemos que precisamos organizar o plano e oferecer um serviço de maior qualidade para a população”, finalizou o prefeito.